Warning: file_get_contents(http://api.justin.tv/api/stream/list.json?channel=andreariovaldo) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/batuira/public_html/wp-content/themes/wp-max/timer__tv.php on line 3

Warning: file_get_contents(http://api.justin.tv/api/stream/list.json?channel=andreariovaldo) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/batuira/public_html/wp-content/themes/wp-max/timer__tv.php on line 3

Diálogo sobre o Diabo – Jesus seria um mentiroso?

Um amigo, participando de meu site pessoal – www.andreariovaldo.com.br – ao ler um artigo que fala sobre a vontade e o amor, fez o seguinte comentário:

VC tem como base Raul Seixas?? Lembre que na música ele cita com influência Alexstey Crowley e o livro da lei ( bíblia do diabo) como referência. Por favor, não misture as bolas!!

Em particular, posso afirmar que sou um grande fã de Raul Seixas, não só pelas suas músicas em si, mas pelo alto nível de suas letras que sempre trazem profundas reflexões. Tenho o hábito de citar Raul em minhas palestras, para ajudar a incrementar alguns comentários que faço sobre espiritismo, espiritualidade, filosofia e etc. No artigo em questão, eu cito Raul Seixas que, na música Sociedade Alternativa, diz: “O amor é a Lei, mas amor, sob vontade”.

Não falarei aqui sobre esse assunto, e peço gentilmente que sob seu interesse, acesse meu site para a leitura do artigo em questão.

O que me despertou o interesse no comentário deste amigo (digo amigo de forma sincera, pois gostei muito do resultado final das coisas), é a forma pela qual ele conduziu o assunto. Percebi nele, não uma pessoa que simplesmente está indo contra uma filosofia, mas alguém interessado em ouvir a opinião alheia, e isto, a meu ver, é sinal de interesse pelo conhecimento. Interessar-se por algum conhecimento não equivale dizer mudar de idéia, mas incrementar valor cultural à vida.

No entanto, como ele fez seu primeiro comentário de um modo um tanto taxativo, por assim dizer, respondi-lhe nos termos abaixo:

Acredito sinceramente que não sou eu que estou misturando as bolas meu amigo. Raul diz coisas falhas? Sim, como todos nós, mas Jesus nos ensina a separar o joio do trigo e a não generalizar as coisas em um todo. Conheço Raul e ele NUNCA fez reverência ao diabo. Você é um observador superficial e deve ter mais cautela em suas análises sobre as coisas para evitar a leviandade. Aliás, a meu ver, o diabo não existe.

E ele, lendo minha resposta um tanto ríspida, retornou com novo comentário, agora de forma mais branda:

Caro André, desculpe se sentiu ofendido em meu comentário anterior.
Considerando sua resposta, onde vc diz que Jesus nos ensina a separar o joio do trigo, Jesus também nos ensina a resistir o diabo – “Resisti ao diabo, e ele fugirá do vós – Thiago 4:7″.

Agora vc diz que o diabo não existe, seria Jesus um mentiroso??
Li no seu site várias passagens de citações de Jesus, mas vc fala que o diabo não existe.
Pq Jesus diria: “Resisti ao diabo” sendo que vc disse que o diabo não existe?
Seria Jesus mentiroso então?

Eu sou muito sincero as vezes (meio cavalo) ao afirmar certas coisas que fazem parte de minhas convicções. Aprendi que podemos estar sinceramente errados e esse aprendizado me leva constantemente a rever meus pensamentos, de modo a filtrar ideias, procurando me preservar do erro. Mas no assunto em questão, logo que recebi o comentário acima, fui tomado de admiração pela forma que nosso amigo trouxe a questão, e vi aí uma ocasião para esclarecer, segundo o Espiritismo, o que penso a respeito. Com base nisso, rebati novamente com a resposta abaixo:

Olá Fernando, antes de tudo, não fiquei ofendido, de forma alguma. Para me ofender, precisa de um pouco mais de esforço.
Fui somente objetivo na resposta. Perdoe-me se lhe ataquei; não é nem foi minha intenção.

Desejo que você me veja como amigo, independente de credo …

Não acredito no diabo, pois a meu ver, e de acordo com o Espiritismo, que é a doutrina que sigo, o diabo é a designação de um mau Espírito.
O diabo no qual não acredito, é no ser criado perpetuamente ao mal.

A meu ver, Deus, Criador Universal de todas as coisas, Inteligência Suprema e Causa primária de tudo o que existe, é a geratriz eterna de tudo o que há, conhecido ou não por nós, seres humanos.
Se o diabo existe, teria sido criado por Deus. Se não foi criado por Deus, então Deus não teria criado todas as coisas … e desse modo, Ele não seria Onipotente.

Se Deus criou o diabo, o diabo deve seguir as Leis Universais; deve ser regido pelas mesmas leis que regem também a nossa existência, visto que suas Leis são Imutáveis, ou seja, não estão sujeitas a transformações.
Pela obra se reconhece o autor. As Leis são imutáveis, porque Deus é imutável, e desse modo, tudo o que ele cria, deve estar sujeito às mesmas leis universais.

Assim, segundo meu modo de pensar (permita-me expressar meu pensamento), se Deus criou o diabo, o diabo deve estar sujeito às suas Leis. Estando sujeito às suas Leis, está igualmente sujeito à lei da Evolução.
Cientificamente, sabemos que tudo no Universo progride, nada estaciona no tempo, na retrograda.

Tudo progredindo, o diabo também deve progredir. O diabo progredindo, dia chegará que ele deixará de ser mau, pois segundo aprendemos com o Cristianismo: “Tudo concorre para o bem”.

Se julgarmos que o diabo é excessão, e que será eternamente mau, equivale a dizer que Deus é imparcial. Deus, para ser Deus, tem que ser infinito em todas as coisas.
Se não for justo ao infinito, deixa de ser Deus, pois pode surgir um Ser superior à Ele que seja infinito em tudo e que seja então o verdadeiro Deus; é assim que nos remontamos ao infinito e à eternidade.

Partindo da premissa de que Deus é justo ao infinito, não tem preferências. Toda preferência é um privilégio e todo privilégio é uma injustiça.
Então, segundo meu modo de entender as coisas, não sou capaz de aceitar, seguindo uma lógica de ideias, que o diabo exista, no sentido que se prega no mundo afora, ou seja,
um ser mau, perpetuamente voltado ao mal, tendo por unico objetivo a guerra contra o bem.

Acredito sim, em maus espíritos, mas esses maus espíritos, nos quais acredito, seguem a Lei da evolução, que é universal, faz parte da natureza.
Seguindo essa Lei, eles progridem e progredindo, um dia deixarão de ser maus e se tornarão bons.

O diabo que Jesus nos ensina a resistir, segundo o meu modo de compreender, não é um ser em si, mas nossas más tendências.
Todo o que fazemos de mal, é porque estamos seguindo as inspirações de um gênio mal (quando falo de gênio, falo de genialidade e não de um ser místico).
Esse gênio mal, nada mais é que nossas más tendências, más ideias, comportamentos maus que vão em oposição à lei de amor e progresso estabelecido por Deus.

A palavra demônio, vem de daemon, que antigamente era compreendida (também) por gênio do bem, anjo da guarda …
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon_(mitologia)

Com isso, de forma alguma posso admitir que nosso Mestre seja mentiroso, visto que o Espiritismo é uma doutrina 100% cristã, totalmente baseada nos ensinamentos de Jesus, e eu, por ser espírita, não poderia ser de outro modo.
Apenas, meu amigo, vejo de uma forma diferente.

Para mim, o diabo, da forma pela qual é pintado, não existe e nunca vai existir. Mas se entender por diabo as más tendências, as más inclinações, então sim, estou de acordo com esse modo de pensar.

Quero mais uma vez pedir sinceras desculpas, pois as vezes sou direto demais em minhas respostas.
Desculpe-me também pelo tamanho do texto.

Afirmo sinceramente que não quero lhe converter, assim como não pretendo ser convertido.
Para mim todas as religiões são boas, pois levam a um mesmo caminho: Deus.

Deus lhe abençoe, e tenha aqui, desse lado, um grande amigo.

 

Esse foi um dos assuntos mais interessantes já debatidos em meu site pessoal.

Com a maior sinceridade posso afirmar que me sinto muito feliz por companheiros de outra filosofia participarem do meu site, interagindo conosco. O Espiritismo é uma doutrina livre e aberta e é assim que devemos nos comportar.

Deixo aqui esse diálogo, para sua apreciação.

 




Assuntos Relacionados

Sobre o Autor

André Ariovaldo

já publicou 93 artigos em nosso site.

André Ariovaldo é Orador Espírita e Médium. Atualmente trabalha como dirigente do departamento de orientação doutrinária, dirigente dos trabalhos de orientação mediúnica e desenvolvimento mediúnico e orientador do Atendimento Fraterno no Centro Espírita Batuíra. Apresentou também o programa Verdade e Luz pela Rádio Boa Nova de Sorocaba e Região - AM 1080. Contatos para palestras: 15 - 3227.7382 www.andreariovaldo.com.br

11 Comments em “Diálogo sobre o Diabo – Jesus seria um mentiroso?”

  • Flávio de Moraes publicado em 4 agosto, 2011, 23:08

    André Ariovaldo, adorei seu comentário e a forma inteligente e sincera de vc expor suas idéias. Pode ter certeza de que vc não convenceu e muito menos converteu seu amigo, simplesmente ele foi vencido pela lógica e então não teve argumentos, aliás não era mesmo a sua intenção de convertê-lo. Mas meu amigo,”desejo te chamar assim”, o fanatismo religioso está separando o homen do homen, o extremismo está separando familias e nações, estamos nos matando por adorarmos e entendermos o mesmo Deus de maneira diferente. Vivo um dilema assim dentro da minha própria familia, para escrever estas linhas tive de sair desta pagina varias vezes.
    Um abraço e continue com este lindo trabalho.

  • Ofélia Vivi Santos publicado em 8 agosto, 2011, 9:46

    Gostaria de saber a opinião do nosso amigo depois dessa explanação. Concordou? Discordou?

  • André Ariovaldo
    André Ariovaldo publicado em 8 agosto, 2011, 9:48

    Também não sei dizer. Não deu mais notícias …

  • Ofélia Vivi Santos publicado em 8 agosto, 2011, 9:50

    Deve ter botado o diabo dele na garrafa…(que maldade….) rssss

  • André Ariovaldo
    André Ariovaldo publicado em 8 agosto, 2011, 9:53

    Rs. Não penso assim, sinceramente. Creio que pessoas como o Fernando, deveriam existir mais. Ele me parece ser uma pessoa muito ponderada. Gostei muito do resultado das coisas e por isso tomei a liberdade de divulgar o assunto, pois creio ser do interesse de muitos.

  • Jefferson Gomes publicado em 14 novembro, 2011, 16:35

    Olá André, gostei muito do seu artigo; assim como você tenho uma mente aberta e curiosa, mas uma questão me veio à cabeça: Se o Espiritismo aceita as teorias da evolução, A Origem das Espécies de Darwin, como se explica a criação por Deus de Adão do barro e de Eva da costela de Adão? É um tanto confuso não acha? Aguardo resposta e parabéns pelo ótimo site.

  • Ana Paula publicado em 25 janeiro, 2012, 10:37

    Olá André. Gostei muito de sua explanação. Busquei esse artigo pois entrei em uma “discussão” com um colega de trabalho hoje sobre esse assunto. Mais ou menos e de uma forma mais leiga, foi essa a resposta que dei a ele: IMAGINAR UM SER (SEJA HUMANO COMO PARA ELES OU ENERGIA COMO EU DEFINO) TÃO FORTE QUANTO DEUS PARA O MAL É DESACREDITAR NA GRANDIOSIDADE DE DEUS!
    Uma outra colega que entrou no assunto, também discordando de mim saiu do diálogo quando eu disse a ela: E SE O DIABO RESOLVESSE ABDICAR DO CARGO, ENTÃO ACABARIA O MAL NO MUNDO??? E DEUS, DEUS PODE DEIXAR DE SER DEUS, TIRAR FÉRIAS? virou até motivo de risos, lembrando do filme “O todo poderoso”. Mas ela acabou por desistir de argumentar, por concordar que Deus é único e não existe forma igual a ele no sentido inverso – Mal.
    Entre outras posições e contraposições, acabei por usar os mesmos argumentos que você e me senti feliz, pois consegui pelo menos fazer eles pensarem sobre o assunto.
    Gostei muito da sua escrita e tentarei segui-la em proximas trocas de idéias.
    Quanto ao seu amigo, fico feliz em ver que ele pelo menos busca ouvir o outro lado da questão, pois a maioria nem quer saber nossa opinião, com medo de desagradar a Deus e ir para o inferno =)
    Continue com seu maravilhoso trabalho.
    Abraços fraternos.

  • catia publicado em 9 março, 2012, 20:58

    Foi citado: ‘todas as coisas cooperam ‘, mas se esqueceu do resto do versiculo que diz: ‘para o bem daqueles que amam a Deus.
    Afirma que o diabo não existe e se existisse Deus não o teria criado, mas caso o sr. não tenha tanto conhecimento, uso a palavra de Deus para lhe mostrar.
    Em Isaías 14 diz (ressalto os versículos a seguir):
    9 O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.
    10 Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.
    11 Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
    12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
    13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
    14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
    15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
    16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
    17 Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?
    18 Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.
    19 Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado…

    Segundo a bíblia o diabo, existe sim e foi criado por Deus, não como um ser mau, mas como um anjo de luz (‘estrela da manhã’), que como diz na palavra de Deus citada, queria estar acima de Deus, mas Deus é Deus e não há nenhum outro acima dele.
    Assim como nós, ele teve o direito de escolha, mas escolheu ser mau. Da mesma forma que o final dele será o lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20:7-10) depois da vinda de Jesus, todos os que não aceitarem a Jesus também terão o mesmo fim, e será atormentado por toda a eternidade como diz a palavra de Deus não a minha (e não por um certo período até evoluir).
    Todos os caminhos não conduzem a Deus como você acredita, pois Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por, mim.
    Só há um caminho: Jesus!!!! Se não Crês nisto, não crês na bíblia, e se a bíblia é a palavra de Deus, não crês em Deus, e se não crês em Deus, não é um cristão.

    Esquece também que o próprio Senhor Jesus esteve cara a cara com o diabo por duas vezes,
    Uma, quando foi tentado por 3 vezes no deserto, e outra antes de ser traído por Judas.
    Quanto a volta de Jesus, dentre várias passagens que existem, leia Mateus 25:31-46, e descubra que todos os que estiverem a esquerda do pai (chamados de cabritos nesta palavra) ouvirão da boca do próprio Jesus: ‘Apartai-vos de mim malditos pois não vos conheço’. Independente se foram boas ou más pessoas (Todos os que aceitam a Jesus de verdade, não podem ser más pessoas, mas nem todos que têm Jesus no coração são más).
    Lucas 16:19-31 dentre outras referências, fala da parábola do rico e o mendigo, onde Jesus ilustra que após a morte não é possível retornar para se comunicar com os que vivem, jogando por terra a teoria da reencarnação. Não precisamos morrer e voltar para evoluir, a oportunidade é aqui e agora! Como a bíblia diz: ‘Ao homem só é permitido vir ao mundo uma única vez, após a morte o Juízo’.
    Independente de tantas coisas descritas, não estou tentando te convencer pois este papel não é meu e sim, do Espirito Santo de Deus, mas é apenas uma palavra para sua reflexão. Quem sabe, rever seus conceitos. Independente de crença, Deus está acima de doutrinas ou religiões, pois estas foram feitas por homens e homens podem falhar.
    Deixe de lado os textos fora de contexto que é pretexto pra muita abobrinha e blasfêmia, e leia o conteúdo completo da palavra de Deus e saiba o que realmente Ele diz em sua palavra.
    Desculpe ter sido longa no texto, mas foram as palavras que Deus colocou no meu coração.
    Não estou aqui para pregar religião mas sim o evangelho de Jesus, a palavra de Deus.
    Que Deus abra seus olhos e lhe de discernimento de Sua palavra.
    Um Abraço!

  • Antônio Paulino publicado em 31 março, 2012, 10:27

    Como ver amigo um assunto puxa outro assunto e aí vai render. Temos as obras de Kardec, gostaria de pedir a Catia um pouco de sua atenção para que desse uma olhadinha nas obras que acredito não vai lhe arrancar pedaço algum. Não quero ofender-la por conta da nossa crença mais quero ganha admiração por conta do respeito que a temos. Lá você vai encontrar que espírito que vive na glória divina não retrocede de forma alguma. É puro em alto grau. Então aqueles que estão acostumados de ver essas coisas aqui na terra de pessoas invejosas, ciumentas também querem dar esses atributos até nos seres que estão na glória do Senhor, que para nós é um ser evoluido que não cai mais.

  • Gilberto Nunes Neto publicado em 1 maio, 2012, 11:34

    As vezes parece que nós os Espíritas, temos um comportamento arrogante. Eu mesmo me coloco nesse quadro, mas é preciso termos a convicção de que não precisamos debater assuntos como esse sobre a existência do diabo.As pessoas que estão ainda ligadas e crentes cegamente no que diz os chamados textos “sagrados”, não têm abertura para uma compreensão mais abrangente. Qualquer pessoa que conheça um pouco do Grego, do Latin (digo citações nem precisa ser a língua propriamente), vai encontrar os significados das palavras e o que os escritores entendiam quando escreveram-as. Precisamos ir mais adiante e nos dedicar a levar a mensagem Espírita para aqueles que estão cansados de mentiras e falsos ensinamentos que muitas vezes os levam até mesmo afastarem-se da ideia da existência de Deus.Toda vez que travamos uma contenda nesse nível, estamos perdendo tempo e os Espíritos atrasados ficam felizes, porque estamos aumentando o time dos ignorantes e revoltados.A mensagem Espírita é nova se comparada com os velhos pensamentos e preconceitos, não temos que justificar os seus ensinamentos fazendo citações na Bíblia ou em qualquer outro livro histórico. O mundo Espiritual e a relação entre encarnados e desencarnados sempre existiu, apenas objetivamente nós aqui no corpo físico não tínhamos um conhecimento maior. O Espiritismo nos mostra os caminhos que nos levam mais rápido a conquista de um Mundo Melhor. Quem já experimentou já sentiu os resultados, os outros terão que viver outras experiências e é assim que é respeitado o Livre Arbítrio relativo de cada um. Um abraço!

  • Alexandre José de Paula publicado em 20 junho, 2012, 14:05

    A Bíblia é um livro que usa muito figuras, parábolas pois foi escrita para ser entendida espiritualmente e em verdade, o Diabo como ser pessoal não existe, não pode existir, no velho testamento não existe ninguém que se oponha a Deus, o diabo no Novo Testamento são as nossas inclinações egoistas e más, a nossa vontade animal que quer se sobrepor a espiritual.
    Os Pastores que são letrados sabem disso, os Padre também, só que não ensinam acreditam que o povo precisa de ilusão, o que é uma pena!

Deixe um Comentário sobre esse Artigo

Não fazemos psicografias!
Se você pretende deixar um comentário para pedir psicografias, infelizmente não poderemos atendê-lo nesse sentido. Se você deseja obter informações sobre esse tipo de atividade, acesse esse link para visitar outro site que pode lhe auxiliar neste sentido.

Copyright © 2014 Centro Espírita Batuíra Sorocaba. Todos os direitos reservados.