Warning: file_get_contents(http://api.justin.tv/api/stream/list.json?channel=andreariovaldo) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/batuira/public_html/wp-content/themes/wp-max/timer__tv.php on line 3

Warning: file_get_contents(http://api.justin.tv/api/stream/list.json?channel=andreariovaldo) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/batuira/public_html/wp-content/themes/wp-max/timer__tv.php on line 3

O tal “Evangelho de Allan Kardec”

 

livro_esp_ritaÉ muito comum a gente encontrar protestantes, que se auto denominam como evangélicos, na necessidade de buscarem argumentos para desmerecerem o Espiritismo, falarem que nós espíritas seguimos um tal “evangelho de Allan Kardec” e não aquilo que eles chamam de “Palavra de Deus”.

Nas suas visões, que concebem o conjunto de livros inseridos na Bíblia, como sendo escritos pelo próprio Deus, por isto afirmarem que é a palavra dele e não dos homens que de fato escreveram, vêem o histórico livro, do povo judeu, como sendo o livro único para toda a humanidade, sagrado, infalível, perfeito e inquestionável.

Daí condenarem o “Evangelho, segundo o Espiritismo”, como se fosse uma obra de orientação satânica, cujos ensinamentos seriam contrários as propostas de Jesus.

Só mesmo uma pessoa de nível bastante rasteiro e inteligência de minhoca para julgar uma obra, sem procurar conhecê-la antes.

Quando se trata de uma pessoa possuidora de sensatez e coerência, ela, para não se expor ao ridículo, procura ter o cuidado de conhecer, antes, a obra sobre a qual pretende tirar conclusões e até estabelecer julgamentos. Todo aquele, católico ou protestante, que se dá ao trabalho de examinar o “Evangelho, segundo o Espiritismo”, desde que tenha o mínimo de compromisso com a honestidade, vai perceber que todos os ensinamentos que ali estão, são exatamente os mesmos propostos por Jesus.

Várias vezes, em conversas com “crentes” que questionavam a referida obra espírita, alguns que até disseram que já foram espíritas, eu perguntei:

Seria possível você me apontar algum local de “O Evangelho, segundo o Espiritismo”, onde é ensinado matar, roubar, assassinar, fazer fofoca, fala mal dos outros, julgar os semelhantes, condenar, praticar terrorismo… enfim, praticar ao nosso próximo aquilo que não queremos que ninguém faça conosco?

É óbvio que, diante de um desafio deste, o suposto dono da verdade fica sem resposta, termina fugindo do assunto e partindo para outras argumentações, naturalmente sem lógica e sem sentido.

 

Na realidade, o que querem é que nós espíritas sigamos toda a Bíblia, e não apenas os ensinamentos morais que os Espíritos selecionaram para colocar em “O Evangelho, segundo o Espiritismo”, como se eles fossem seguidores fiéis de toda a obra judaica, o que, na verdade, não são.

Uma vez, num debate que eu tive na Rádio Marajoara de Belém do Pará, com um crente que se dispôs a me “desmascarar” (eu era colunista espírita do Jornal O LIBERAL), em momento que ele fez referência a esta aspecto, eu disse pra ele o seguinte:

 

- “Olha, meu irmão. Eu tenho o direito de não seguir determinadas orientações, obrigações e ensinamentos da Bíblia, porque ela, para mim, não é livro sagrado, não é palavra de Deus e é, simplesmente, um livro histórico do povo Judeu, e não de toda a humanidade, embora seja uma obra respeitável. Não estarei em pecado nenhum e muito menos faltando com fidelidade a nada.

Situação complicada é a sua, que tem esse como o livro sagrado, escrito pelo próprio Deus, cem por cento perfeito, infalível e indiscutível, mas não o obedece cem por cento, recusa-se a fazer muitas coisas que ele determina como sendo certaso que lhe caracteriza como uma pessoa pecadora e absolutamente infiel à essa que você considera como sendo a ‘palavra de Deus’.

Quem está em fraude, eu ou você? Quem é o infiel, eu ou você?”

 

Não é preciso dizer que ele ficou meio desconcertado, mas veio logo, com a arrogância de sempre, dizer que era obediente e temente a Deus, em todos os ensinamentos contidos na Bíblia, supondo sempre que os espíritas não conhecem a referida obra, em condições de argumentar em cima dela.

E aí eu começo a questionar:

1) Na sua casa, com certeza, tem mulheres que fazem refeições no dia de sábado, lavam roupas, limpam a casa, cuidam das crianças, enfim, tudo isto é trabalho. Se um protestante, de repente, passa por um acidente ou um problema urgente de saúde, num dia de sábado, com certeza vai procurar um hospital onde tem médicos, enfermeiros e atendentes trabalhando, se deslocando de taxi ou de ambulância, onde têm algum motorista trabalhando no dia de sábado.

Por que você não obedece a proibição de qualquer trabalho no dia de sábado, conforme determina Êxodo 35:2, e fica aí querendo que eu obedeça outras passagens bíblicas?

 

2) Quando as crianças e adolescentes de lares de evangélicos estão em desobediência, o que é absolutamente normal na fase da infância e da adolescência, não costumamos ver os evangélicos obedecerem à determinação de Deus, assassinando-as, conforme consta na Bíblia, a palavra do Próprio Deus. Por que não fazem isto?

Ora. Se acharam tão bonito Abraão levar Isaac para ser sacrificado, em obediência à ordem de Deus, por que não praticam a mesma obediência?

 

3) O Levítico 21:18-21 ensina que “nenhuma pessoa deve se aproximar do altar de Deus, se tiver algum problema na vista”. Os pastores protestantes ensinam que o altar de Deus é a igreja que você freqüenta.

Engraçado é que existem inúmeras pessoas, que usam óculos, freqüentando as igrejas evangélicas e se dizendo salvas. Como é que pode? Por que elas não são expulsas das igrejas? Que usa óculos tem problemas de vista.

 

4) No livro Êxodo 21:7 diz que você pode vender a sua filha, como serva. Por acaso, você venderia a sua? Por gentileza, poderia me dizer qual é o preço de uma menina jovem e bonitinha, para ser vendida como serva? Se for gorda, custa mais caro?

 

5) O Levítico 25:44 diz que eu posso possuir escravos, tanto homens como mulheres, desde que adquiridos em países vizinhos. Isto quer dizer, então, que eu posso comprar do Paraguai, Uruguai, Argentina, Perú, Bolívia, etc… não podendo comprar da Espanha, da França e de outros países que não sejam vizinhos.

Por acaso, você poderia me dizer quanto está custando um escravo hoje? Você compraria escravos, se tivesse muito dinheiro para tal?

 

6) A Bíblia nos manda assassinar todas as pessoas mais poderosas do que nós. Então, se eu encontrar alguém que seja qualificado com doutorado, mestrado, PHD, com muitos conhecimentos e bem superior a mim, eu posso matar essa pessoa, sem problema algum?

 Você mataria?

 

7) Em obediência ao Levítico 19:27, por que você não mata os homens evangélicos que usam os cabelos cortados? É ordem! é a palavra de Deus, e tem que ser obedecida!

 

Para o escrito não ficar muito longo, eu vou ficar somente nestas sete lembranças, embora eu poderia colocar aqui 700 coisas que, com certeza, você não obedece. Como é então que quer exigir que eu, espírita, que nada tenho a ver com a Bíblia, a obedeça, integralmente, se você não a obedece?

 

Aí, vendo-se sem ter como explicar essas coisas, certamente você deve vir com aqueles argumentos: “Mas isto é questão de interpretação e não se pode conceber essas citações a pé da letra!”.

Ora, muito engraçado. Só é questão de interpretação os capítulos e versículos que lhe deixam em situação difícil? Aqueles que você utiliza como suposta condenação ao Espiritismo não devem ser também interpretados? Tudo tem que ser conforme as suas conveniências?

 

 Porque não existe uma Bíblia Espírita

 

Agora veja porque os espíritas adotam o “Evangelho, segundo o Espiritismo” e não a Bíblia, integralmente

Porque os Espíritos preferiram não faltar com respeito à Deus, em colocar para os espíritas conceitos tão estúpidos, absurdos e ridículos acerca dele.

Nós teríamos vergonha de ensinar que o próprio Deus mandara o profeta Ezequiel comer bosta com pão, conforme conta a sua “palavra de Deus”.

Mas eu vou colocar, aqui, algumas coisinhas, pra você ver, que deixam muito claro o porquê de o “Evangelho, segundo o Espiritismo” não conter tudo o que tem na Bíblia:

 

Atrocidades da Bíblia

 

Deuteronômio 20:13-14 – “E, se o Senhor, teu Deus, a entregar nas tuas mãos, passarás a fio de espada todos os seus varões. As mulheres, porém, as crianças, o gado e tudo o que houver na cidade, todos os seus despojos, os tomarás para ti, e desfrutarás da presa dos teus inimigos, que o Senhor, teu Deus, te houver entregue”.

 

Deus recomendaria mesmo assassinar tanta gente, inclusive mulheres, crianças e até o gado? 

 

    Ezequiel 4:12  - “E comerás um biscoito de cevada, a qual cozerás, à vista deles, com excrementos humanos.”

 

Esse Ezequiel só poderia ser um idiota. Será que ele comeu esse apetitoso prato que o “senhor” lhe ordenou? Veja bem, gente: bosta humana!!!!!

 

    Salmo 109:6-13 – “Suscitai ao seu lado um malévolo, e um acusador esteja à sua direita. Citado em juízo, seja condenado, e fique sem efeito a sua defesa. Sejam abreviados os seus dias, e receba outro o seu lugar. Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva a sua esposa. Andem errantes e mendigando os seus filhos, e esmolem longe das suas casas em ruínas. Vincule-lhe o credor todos os seus bens, e os estranhos roubem as suas fadigas. Ninguém mais lhe mostre benevolência, nem haja quem se compadeça de seus órfãos. Sua descendência seja voltada ao extermínio; e na próxima geração extinga-se o seu nome.” 

 

Reparou quanto bondade de Deus? Você gostaria que todas essas bondades fossem aplicadas à sua família?

 

Salmos 137:9 – “Bravo o que tomar os seus filhinhos e os esmagar contra uma pedra!”

 

Misericórdia!!! Deus sugere, aí, que peguemos os nossos filhinhos e os esmaguemos contra uma parede. Mas que Deus bonzinho, né? Você faria isto com um filhinho seu, em obediência a Deus?

 

Êxodo 22:17 – “Não deixarás viver nenhuma feiticeira.” 

 

Se encontrarmos uma, temos que matar. E o mandamento NÃO MATAR, onde é que fica? É válido, ou não?

 

Êxodo 22:19  - “Quem sacrificar a algum deus que não seja o único Senhor, será posto em interdito.”  

 

     Veja agora esta “interessantíssima” orientação de Moisés aos seus soldados:

Números 31:17-18 – “Agora, pois, matai todos os varões de entre as crianças e toda a mulher que tenha tido relações com homem; mas conservai com vida, para vós, todas as donzelas que não tenham conhecido varão.”

 

Que ordem maravilhosa, né? Os soldados deveriam matar todos os homens e todas as mulheres que já tiveram relações com homens, ou seja, as não virgens, e até mesmo as crianças. Já as mocinhas novas, encontradas virgens, naturalmente, deveriam ser deixadas vivas para que eles as estuprassem, fizessem sexo a vontade com elas, usando e abusando a vontade.

Mas que deus maravilhoso esse, né?

 

Marcos 16:17-18 – “Aos que crerem acompanhá-los-ão estes milagres: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes e, se beberem algum veneno mortífero, não lhes fará mal, imporão as mãos aos doentes, e eles recobrarão a saúde.”

 

Marcos 9:43-49 – “E, se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; é melhor entrares na vida mutilado, do que tendo ambas as mãos e ires para a geena, para o fogo inextinguível. E, se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; melhor é entrares na vida coxo, do que tendo ambos os pés e seres lançado na geena. E, se o teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca-o; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que tendo ambos os olhos e seres atirado à geena, onde o seu verme não morre e o fogo não se extingue. Pois todos serão salgados pelo fogo.” 

 

Levítico 19:27-28  - “não cortareis o cabelo em redondo, nem rapareis os cantos da barba. Não fareis incisões no corpo em sinal de luto, nem usareis tatuagem alguma no corpo. Eu sou o Senhor.”

 

Eu nunca vi crente nenhum assassinar semelhante seu, por este motivo, que acontece com milhões de homens. Afinal de contas, não é para obedecer, integralmente, a “palavra” de Deus?

 

Malaquias 2:3 – “Eis que vos quebrantarei o braço e atirar-vos-ei ao rosto as fezes das vítimas que vos imolai nas solenidades, e sereis lançados fora com elas.” 

 

Eu nunca consegui entender porque o Deus da Bíblia gosta tanto de castigar os outros, usando merda. Não poderia ser lama ou outra coisa? Por que ele gosta tanto de usar bosta, em seus castigos?

 

Ezequiel 4:15 – “Respondeu-me ele: Vê, concedo-te esterco de boi em lugar de excrementos humanos, e cozerás sobre ele o teu pão.”

 

De novo???? bosta novamente?

 

Isaías 36:12  - “Mas o copeiro-mór respondeu: Porventura foi ao teu amo e a ti que meu senhor me enviou para dizer estas coisas? Não foi antes aos homens que estão sobre as muralhas e que, como vós, terão de comer os próprios excrementos e beber a própria urina?”

 

Olhe aí, novamente. Que preferência do Pai, hem? 

 

I Crônicas 21:17 & II Samuel 24:17 – Deus mata milhares de inocentes, por um erro na qual somente David cometeu.

 

É ou não é um tremendo desequilibrado e desajustado esse Deus? David faz a besteira e ele mata milhares de inocentes. Está certo isto?

 

 

A Bíblia, sobre as mulheres 

 

     

I Coríntios 11:9 – O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.

 

Segundo “Deus”, a mulher é um objeto do homem, uma coisa do homem, para ser usada a vontade.

 

I Pedro 3:1 – As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos.

 

Colossenses 3:18 – “Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor”

 

I Coríntios 14:34 – As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei.

 

Qualquer macho, por mais ignorante, burro e imbecil que seja, pode fazer o que quiser com a mulher e ela TEM que ficar calada, porque é submissa. Esta é a vontade de qual Deus?

 

Números 5:20-27 – Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará.

 

Mas isto só se A MULHER trair, porque se o homem trair, não tem problema nenhum, pode tudo ficar numa boa. Deus permite então que o homem traia a vontade, tenha caso fora de casa, porque será sempre o machão. Se a mulher fizer, será considerada vagabunda e deve morrer.

 

I Timóteo 2:11-12  - Que a mulher aprenda em silêncio, com total submissão. A mulher não poderá ensinar nem dominar o homem.

 

Agora imagine uma mulher médica, juíza, advogada, engenheira, mestra ou doutora casa com um imbecil, que nunca levou a sério os estudos, sem cultura nenhuma. Ela terá que perguntar a ele, o quê? Terá que ser submissa a um idiota, porque está é a vontade de Deus?

 

Gênesis 3:16 – Deus disse à mulher: “Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará”.

 

Como sempre o homem DOMINANDO a mulher. Por que tanta covardia? Terá sido de Deus mesmo, esse tipo de orientação? Será que os métodos de partos sem dores de hoje são abomináveis a Deus? Tudo indica que Deus deve ter uma raiva enorme das grandes clínicas e hospitais, providos de equipamentos que possibilitam partos indolores, já que ela adora ver a mulher sentir dor no parto.

 

Levítico 12:2-8 – Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas. 

 

Como sempre o machismo sempre presente na vontade de Deus. Qual a diferença no pós-parto entre dar a luz a um menino ou a uma menina?

 

Levítico 15:18-33  - Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias. 

 

Terá sido Deus mesmo o autor dessa insensata orientação?

 

I Pedro 3:7 – Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar.

 

Se o marido for um beberrão e idiota qualquer, que não está nem aí para preces e orações, certamente a mulher não poderá orar, porque não terá a permissão dele?

 

I Coríntios 11:3 – A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.

 

Efésios 5:22-24 – O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo aos maridos.

 

E os homens bandidos, assassinos, mau caráter e terroristas, como ficam? Como é que alguém que faz o mal pode ter a cabeça do Cristo?

 

Deuteronômio 22:20-21 – Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte. 

 

Terá sido Deus autor de tamanha bobagem? Deve-se apedrejar, até a morte, a mulher que já teve relação sexual antes do casamento, mas ao homem que já teve relações, nada deve acontecer. Está certo isto?

 

Provérbios 25:24 – “É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa”.

 

E com homem bêbado, fedorento a nicotina de cigarro, fedorento a suvaco e chulé, como a mulher deve alojar-se?

 

I Timóteo 5:5-6 – “Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta. “

 

Então Deus quer que a mulher viúva fique sofrendo por todo o resto da sua vida? Não pode mais namorar e muito menos ter relações sexuais com homem nenhum? Qual a mulher inteligente que aceita uma coisa dessa?

 

 

A Bíblia, sobre família

 

O que diz realmente a Bíblia sobre valores familiares.

Valores familiares são, freqüentemente, uma frase de propaganda usada por grupos religiosos, normalmente em uma colocação política. Eles implicam que a Bíblia é defensora de uma força-de-família. Aparentemente eles não lêem de fato o livro, como seria mais preciso dizer que, em equilíbrio, a Bíblia é a anti-família. 

 

As duas declarações seguintes são citadas a favor da família: 

 

Êxodo 20:12 – “Honrarás teu pai e tua mãe”.

Mateus 19:5-6 e Marcos 10:8-9 – Deus pode unir um casal em uma só carne.

 

Essas se tornam apenas slogans vazios quando considerados ao lado das muitas específicas declarações de anti-família na Bíblia:

 

Desde o princípio dos tempos, a concepção de filhos é feito como um castigo:

 

Gênesis 3:16  - “Darás à luz teus filhos entre dores”

Mateus 24:19, Marcos 13:17 e Lucas 21:23  - “Ai das mulheres grávidas e das lactantes naqueles dias!” 

 

Chegará um dia em que somente as mulheres que nunca tiveram filhos e nunca deram de mamar serão felizes: 

 

Lucas 23:29 – “Porque sabei que virá tempo, em que se dirá: Ditosas as que são estéreis, e ditosos os ventres que não geraram, ditosos os peitos que não deram de mamar.”

 

Gênesis 22:1-12 e Tiago 2:21 – Abraão iria matar o filho único dele por ordem de Deus.

O ato de Abraão é apresentado como uma virtude . 

 

A esposa Agar de Abraão e Ismael, o filho deles, foram para o deserto, por nenhuma razão a não ser que a outra esposa dele, Sara, tivesse tido ciúmes (Gênesis 21:14). A Bíblia não mostra nenhuma crítica quanto a ter duas mulheres, e Abraão e Sara continuam juntos. 

 

A maioria de nós diria que incesto está contra os interesses da família, mas Lot, quem a bíblia considera ser um homem de bem, fez sexo com as duas filhas dele (Gênesis 19:33-36); e não houve nenhum castigo para Lot ou para as filhas. 

 

Para ganhar favor com um rei, Abrão disse que sua esposa era sua irmã, e a ofereceu ao rei para tomá-la como esposa. Isto aconteceu duas vezes (Gênesis 12:19) (Gênesis 20:2). Isaac fez uma coisa semelhante (Gênesis 26:9). E Lot uma vez ofereceu as filhas virgens dele (Gênesis 19:8). 

 

Jacob enganou seu irmão Esaú (Gênesis 25:31-33). Após isso, Jacob então mentiu para seu pai (Gênesis 27:19). Deus amou a Jacob e odiou Esaú, a vítima (Malaquias 1:3) (Romanos 9:13). 

 

Consta que Jesus declara:

 

Mateus 19:29 – Jesus prometeu grande recompensa para todos aqueles que largarem sua família em seu nome.

Será que foi isto mesmo?  

 

Lucas 14:26 – Jesus diz muito claramente que para ser seu discípulo tem que aborrecer seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e suas irmãs.

Será que ele disse isto, mesmo?

 

Mateus 10:35-36 – “Porque vim separar ao homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos”.

Devemos questionar: Será que foi isto mesmo que Jesus disse? Esta passagem, desta forma, não indica uma atitude a favor da família por parte de Jesus.

 

 

A Bíblia, sobre escravidão 

 

 

Romanos 13:1 – Cada pessoa tem que ser submissa às autoridades, já que as que existem vieram ou foram estabelecidas por Deus. 

 

Então nós temos que ser mesmo submissos a políticos safados, corruptos e sem vergonha, porque, segundo a Bíblia, eles foram estabelecidos por Deus. A autoridade corrupta por roubar a vontade e temos que ficar calados, porque é assim que manda a palavra de Deus.

 

Colossenses 3:22 – “Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores terrenos, não só sob o seu olhar, como se os servísseis para agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, por temor de Deus”. 

 

O Deus da Bíblia deve não gostar de Princesa Isabel, por ela ter acabado com a escravatura o Brasil. Segundo a Bíblia, devemos, sim, ter escravos, já que é uma palavra infalível e atual, conforme dizem alguns.

 

I Pedro 2:18  - “Servos, sedes submissos, com todo o temor aos senhores, não só aos bons e humanitários, mas também aos que são duros”. 

 

I Timóteo 6:1 – Todos os escravos devem considerar os seus senhores dignos de toda a honra, para que não se fale mal do nome de Deus. 

 

Efésios 6:5 – Escravos, obedeçam aos vossos senhores. 

 

Tito 2:9-10  - Os escravos devem estar submissos em tudo aos senhores. Que lhes sejam agradáveis, não os contradigam, não roubem.

 

Tá vendo? Os senhores de engenho estão com tudo, segundo a palavra de Deus. Mesmo aos que são duros, que torturam, agridem e matam, os servos têm que ser submissos, com todo temor.

 

Oséias 3:1 – O Senhor manda amar uma mulher infiel como Deus ama os filhos de israel, que se voltam para outros deuses e gostam das tortas de uvas passas. 

 

Misericórdia!!! é amor demais, não acha?

 

Êxodo 21:20-21 – “Se alguém ferir seu escravo ou sua escrava com um bastão e morrer sob suas mãos, seja punido severamente, mas se sobreviver um ou dois dias, não seja punido, porque é seu dinheiro” 

 

Quanta coerência, hem?

 

Êxodo 21:2-6 – “Quando comprares um escravo hebreu, servir-te-á seis anos, mas ao sétimo sairá livre e gratuitamente. Se entrou sozinho, sozinho sairá; se estava casado, sua esposa sairá com ele. Se seu amo lhe tiver esposa, e esta lhe tiver dado à luz filhos ou filhas, a mulher e os filhos serão de seu amo e ele sairá sozinho. Se o escravo, porém, disser: “Amo meu senhor, minha esposa e meus filhos; não quero sair livre”, então seu senhor o levará diante de Deus, fá-lo-á aproximar-se da porta ou do umbrau da mesma e lhe furará a orelha com uma sovela, e ficará seu escravo para sempre. 

 

Esta passagem é de um amor, sem tamanho. Reparou quanta bondade, para com o pobre do escravo?

 

Levítico 25:44-45 – “Escravos e escravas para vos servires, podereis adquiri-los entre os povos circunvizinhos. Poderes também comprá-los dentre os filhos dos estrangeiros, que habitarem entre vós e dentre suas famílias, nascidos e crescidos na vossa terra, e serão vossa propriedade”.

 

Só podemos comprar escravos dos vizinhos, Não podemos comprar em países que não são vizinhos nossos. Mas, por que será?

 

I Tessalonicenses 2:14-15 – “De fato, vós, irmãos, vos fizestes imitadores das igrejas de Deus que estão na Judéia, que se deram a Cristo Jesus, tendo igualmente devido sofrer, da parte dos vossos compatriotas, o mesmo que eles próprios sofreram da parte dos judeus; judeus esses que deram a morte a Jesus e as profetas e nos perseguiram; eles não agradam a Deus e são adversários de todos os homens”. 

 

 

Vou parar por aqui.

 

É por isto que o Espiritismo não coloca tudo isto. Em respeito à Deus

 

Seria bom que os nossos irmãos, que gostam de ser chamados de Evangélicos, procurassem, antes de se preocuparem se os outros estão ou não seguindo integralmente a Bíblia, ver, neles mesmos, se essa obediência está sendo cumprida integralmente.

Já que nunca estão, seria bom dar uma olhada no ensinamento de Jesus que diz:

- “Antes de ficar observando o argueiro no olho alheio, verifique a trava que existe no seu”.

Se querem insistir que nós espíritas não somos seguidores do mesmo Deus, acho até que vocês tem razão, porque chegamos a conclusão de que o nosso Deus, de fato, é diferente.

Primeiro que não é esse Deus do Antigo Testamente, capaz de fazer essas coisas que mostramos em alguns exemplos acima, além de inúmeras outras que poderíamos relacionar, mas que nem vale a pena colocar aqui, em respeito aos nossos leitores. O Deus que nós espíritas sabemos, não é um Deus que está, eternamente, preocupado com guerra entre Egito e Israel e que define este grãozinho de areia, chamado Terra, como o centro do Universo, muito pelo contrário, é um Deus de mais de 100 bilhões de galáxias, cada uma com mais de 200 bilhões de estrelas dentro, portanto, numa dimensão extraordinariamente acima da capacidade de percepção da mente humana.

Mas não nos importamos que irmãos nossos continuem a acreditar no Deus que quiserem acreditar, já que sabemos que cada um está no seu nível de evolução, que merece respeito.

Nós espíritas não nos preocupamos, nunca, com a crença religiosa ou filosófica dos outros, sabe por quê? Porque temos segurança da nossa doutrina e, conforme é sabido pelos mais estudiosos, só se preocupa e critica a crença alheia aquele que, no fundo, não tem segurança da sua.

O bom senso nos demonstra que não devemos discriminar o nosso semelhante, só porque não pensa necessariamente igual a gente.

E que aprendamos, com Jesus, que devemos amar ao nosso próximo, até mesmo aos nossos inimigos, se é que temos os tais inimigos que talvez imaginamos ter.

Que não é capaz de amar a todos os seus semelhantes, vivendo discriminando os outros por razões religiosas, pode ter algum compromisso com religião e com igreja, mas com Jesus não.




Assuntos Relacionados

Sobre o Autor

Alamar Régis Carvalho

já publicou 5 artigos em nosso site.

Analista de Sistemas, escritor, divulgador e expositor espírita, criador do primeiro programa espírita via satélite da televisão brasileira, criador e realizador da primeira teleconferência espírita via satélite, criador da primeira grande revista espírita disposta em todas as bancas de revistas do País ("Visão Espírita"), idealizador e apresentador da primeira Semana Espírita de Nova York, Estados Unidos, ex-articulista espírita do jornal O LIBERAL de Belém do Pará e jornal A TARDE de Salvador, Bahia, autor dos livros "Sob a ótica Espírita", "Esclarecendo Dúvidas", "Visita de Extra Terrestre", "Mulher só é boba quem quer", "Parente, uma praga na vida da gente", já publicados, e do livro "Não, não; Sim, sim" ainda a ser publicado.

17 Comments em “O tal “Evangelho de Allan Kardec””

  • Eva publicado em 7 junho, 2009, 14:19

    Simplesmente ótimo!!!

  • Carol Stephani publicado em 18 junho, 2009, 22:30

    Muito bom… nunca havia parado pra ver com esses olhos…..

  • Vilma publicado em 2 agosto, 2009, 23:49

    Você disse no seu texto: “conforme é sabido pelos mais estudiosos, só se preocupa e critica a crença alheia aquele que, no fundo, não tem segurança da sua”
    Por que então tanta crítica aos ‘Evangélicos’?
    Tenho uma ceretza absoluta: A Bíblia é a Palavra de Deus, entendida por aqueles que tem o Seu Espírito Santo (Presente enviado por Jesus Cristo). Leia na Bíblia, já que vc ler e utiliza alguns versículos, 1Tm 1.1-7, 1Pe 3.15, Hb 9.27, Lc 16.19-31.
    JESUS CRISTO É O CAMINHO ATÉ DEUS, A VERDADE DE DEUS E A VIDA PLENA EM DEUS.

  • Gabriela publicado em 18 agosto, 2009, 17:25

    A Palavra de Deus (Bíblia) não é um artigo do qual você pode pegar um versiculo e cita-lo sem um contexto, ao qual tem que ser apresentado se não fica sem sentido ou muita das vezes você acaba distorendo o significado real. Tome cuidado ao fazer comentarios da Bíblia e sobre os evangélicos, pois como você mesma citou não julgue sem conhecer antes. A Bíblia não é um livro facil de entender tem que dedicar tempo ao estudo, mas quando você entende-la vai ver que tem coisas riquissimas e que só pode mesmo ter sido escrita por Deus.

  • Rafael Oliveira publicado em 7 setembro, 2009, 23:13

    “Tenho uma ceretza absoluta: A Bíblia é a Palavra de Deus, entendida por aqueles que tem o Seu Espírito Santo (Presente enviado por Jesus Cristo).”
    Desculpe, mas o Deus no qual eu creio não manda matar, como o faz em DEUTERONÔMIO 20; 10-20 (só pra citar um). E veja, não peguei apenas 1 versículo u.u

    “A Palavra de Deus (Bíblia) não é um artigo do qual você pode pegar um versiculo e cita-lo sem um contexto, ao qual tem que ser apresentado se não fica sem sentido ou muita das vezes você acaba distorendo o significado real.”
    Então por que fazem isso citando versículos mal traduzidos para criticar os espíritas?

  • Lutero publicado em 22 novembro, 2009, 13:25

    Assim como Martinho Lutero que viu muita desordem e buscou uma reforma naqueles que se diziam cristãos , tambem acho que os evangélicos “precisam” de uma reforma.
    Será quando a dos espíritas?
    ou não precisam…

  • Fernando publicado em 2 março, 2010, 10:42

    UMA BOA COLOCAÇÃO, CADA UM TEM SEU GRAU DE INTENDIMENTO, MAS AS PESSOAS QUE SÃO EVANGELICAS, QUANDO SABE QUE FULANO É ESPIRITA, JA CONDENA DIZENDO QUE É COISA DO DIABO, E RESPONDENDO A COMENTARIOS DE IRMÃO CITADO ACIMA, CADA UM SABE ONDE DOE SEU CALO NÉ, NA GENESE CAP4 VERS 16 DIS QUE CAIM MATOU ABEL E FOI PARA OUTRA CIDADE FORMAR FAMILIA, ME ESPLIQUEM SENHORES DA VERDADES(EVANGELICOS), SE DEUS FEZ PRIMEIRO ADÃO DEPOIS EVA, COMO TINHA CIDADES PROXIMA PARA CAIM FORMAR FAMILIA SE SÓ EXISTIA 5 SERES HUMANOS, A BIBLIA TEM MUITAS PASSAGENS BOAS, MAS MUITAS QUE DISTORSEM A REALIDADE, MAS CADA UM TEM SEU ENTENDIMENTO E CONHEÇO FARIAS PESSOAS EVANGELICAS QUE ESTÃO MAIS PREUCUPADAS COM OS OUTROS QUE COM ELES MESMOS, NÃO ESTOU JULGANDO NINGUEM, MAS SÃO ASSIM QUE OS EVANGELICOS QUE EU CONHEÇO SE MOSTRÃO, ATE MAIS, PAZ E LUZ..

  • Célia publicado em 18 março, 2010, 19:06

    Religião ou crença não se discute mesmo! Mas achei bastante interessante o seu artigo. Me fez entender um pouco mais sobre o velho testamento. Sou espírita e estou sempre em busca de novas informações e aprendizados. A Bíblia, se levada ao pé da letra, é incompreensível. Somos todos irmãos e filhos de um único Criador. Basta entendermos que devemos nos amar sem críticas. Vamos tentar compreender que dentro de uma mesma família existem tantas divergências de opiniões que se não existisse o RESPEITO e discernimento todos nos matariamos, não é mesmo? A verdadeira evolução do ser humano está em aceitar que a “vida” é uma escada e cada um está pisando em um determinado degrau. Um dia espíritas,evangélicos, católicos… chegaremos todos juntos ao topo!! Que assim seja!

  • Rubim Geontelus publicado em 13 abril, 2010, 15:04

    Amigos,

    Toda essa confusão quanto às interpretações da Bíblia é devido ao não conhecimento cabalístico da mesma. Para quem tem algum conhecimento da cabalá, o minímo que seja, sabe que existe uma ligação entre Deus, que tem vários aspectos ou se manifesta de várias maneiras, e os seres humanos. O nome IHVH significa várias coisas, e um desse significados é exatamente a síntese desse canal entre Deus e os seres humanos: o I se refere a Jah, que é a manifestação de Deus como Chomach, Sabedoria, princípio ativo; o primeiro H se refere a primeira manifestação de IHVH, Binah, ou Compreensão, princípio passivo e que dá forma a Sabedoria; o V se refere a segunda manifestação de IHVH como uma ligação entre a manifestação de Binah anterior e a próxima que será o Reino, é um princípio de formação; e a última letra, também um H, se refere ao Reino ou Malkuth, que é uma manifestação latente, é um princípio de ação no sentido que é aqui onde aconte o desenrolar de toda a potencialidade do Plano. Não somos passivos como querem alguns, mas somos ativos na Criação, e co-criadores devido ao fato de fazermos escolhas, termos o livre-arbítrio. Isso podemos ver claramente quando Adão faz uma escolha, e também quando é chamado a nomear os seres (isso é fazer ciência). Dentro desse significado de IHVH encontram-se ainda os 72 nomes de Deus, que no judaísmo nem sequer é pronunciado. O nome Deus vem do grego Zeus, ou tem a mesma origem, mas Deus para os judeus não é isso. É algo muito mais complexo. Não existe determinismo na cabalá, e o ser humano, através de suas escolhas, é que faz seu caminho. Na Torá existem nomes diversos se referindo a essas manifestações divinas, e que foram todas traduzidas por Deus. Daí gera toda essa confusão. O cristianismo inventou um ser perverso que concorre com Deus e que nos atenta para o mal: satã. Mas na verdade, satã é o adversário, o opositor, e que nada mais é que nosso ego, que está o tempo inteiro em luta com nossa consciência. Muitas vezes queremos fazer o bem, mas escolhemos o oposto, ou mal. Mas isso na cabalá é visto como algo necessário, pois só podemos conhecer a luz se houver a escuridão. A luz só brilha onde há escuridão. E esse é um mistério: pois Deus para nós é único, é Um. Tudo é Deus. Vemos isso quando Deus dialoga com satã e permite que Jó seja tentado, mas sem tocar na vida dele. Satã cumpre exatamente o que lhe fora ordenado ou permitido. Mas esse satã é exatamente o ego de Jó, que se liga as possibilidades do Plano e faz escolhas que levam aos acontecimentos que conhecemos. Isso é hoje mostrado pela Mecânica Quântica. Para cada escolha que fazemos a todo instante, mesmo ao olharmos para algum ponto, existem n possibilidades, e só uma irá vingar. Então, tudo que a Bíblia mostra, lenbrando que a Bíblia ocidental contém várias distorções e erros em relação aos originais da Torá ou Bíblia judaica, são as escolhas feitas por todos os profetas em relação à manifestação divina que eles invocavam. Vale lembrar que Jesus também foi tentado pelo seu ego, satã, mas infelizmente isso foi distorcido e inventaram um ser perverso. Contudo, vemos que Jesus depois fala ‘Eu venci o mundo’, e também existe a mensagem ‘o mundo jaz no maligno’, que mostra que nós, seres humanos, é que fazemos as escolhas e direcionamos nossos caminhos. Nós é que vivemos nas trevas e precisamos de luz para escolher os caminhos certos. Luz e trevas são lados de uma mesma moeda, que nós, cabalistas, chamamos de Árvore da Vida, e que podem ser acessados através de conhecimento, Daath. A manifestação divina invocada por Moisés não foi a mesma para Elias, e assim por diante. É o mesmo Deus, pois é único, mas a manifestação é diferente porque o satã, ego, de cada um interfere nas escolhas e no desenrolar do Plano, mesmo em se tratando de profetas. Somos responsáveis por nosso mundo e nossas escolhas, e Deus, nesse sentido, é um reflexo de nossas escolhas. Deus é o nada, zero, no sentido de ser a fonte de todas as possibilidades como bem mostra a matemática ao provar que todos os números se originam no zero. O Plano está lá com todas as possibilidades já previstas, e nós é que escolhemos nossos caminhos tanto individualmente quanto influindo no todo da história humana com nossos atos, por menores que forem. Conclusão, a Bíblia é a palavra de Deus, a luz, mas é também a história de um povo, no caso os hebreus, que lutavam para sobreviver num mundo satãnico no sentido de ser aqui, no Reino, onde impera o egoísmo com todas as conseqüências que causa.

  • Neusa Maria Salles das Neves publicado em 14 julho, 2010, 1:10

    O único depoimento claro e verdadeiro é o de Rubin Geontelus que esclarece a todos o sentido real da Bíblia. Ao prezado articulista espírita, deve-se dizer “cuidado com suas palavras”, pois não se vê na lireratura espírita realmente séria, como em Chico Xavier, nenhuma palavra que desmereça outros religiosos como nesse seu artigo. O Evangelho segundo o Espiritismo tem seu valor como obra de esclarecimento das realidades além da matéria que já surgiam na palavra do Cristo, mas Allan Kardec não se refere nem a 10% de tudo que há na Bíblia. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento devem ser estudados como linguagem figurada. Nada do que se lê está em sentido próprio. Então não tem sentido o senhor afirmar que esse deus é injusto, que manda matar e tripudiar sobre o próximo. Sugiro-lhe que estude primeiramente o valor metafórico das palavras da Bíblia, antes de criticar ofensivamente. Também sugiro a leitura dos livros “Voltei” que narra a situação desencarnatória de um grande defensor da doutrina espírita e do livro “Mereça ser feliz” que se refere a uma clínica em que são atendidos os espíritas quando desencarnam e que chegam em situação deplorável por acharem que são adeptos da melhor religião.

  • Edla Marcia publicado em 14 julho, 2010, 13:02

    Qualquer um tem o direito a resposta ,inclusive nós espiritas.Por que não?
    Concordo plenamente com o artigo, pois em momento algum se coloca em julagamneto o comportamento de nossos irmãos de outras denominações religiosas e agradeço aos esclarecimentos,com os quais me sinto feliz e segura dentro da doutrina espirita que abraço.

  • nadiana publicado em 19 agosto, 2010, 21:11

    ” conhecereis a verdade e ela, os libertará “…

    O que preenche o seu coração ? Em que acredita ?
    isso basta…

    se DEUS pudesse emitir alguma opinião sobre esta enquete, acho que ele diria. “… MEUS FILHOS, VIVEMOS EM UM MUNDO TÃO DIFICIL CHEIO DE GUERRAS E ADVERSIDADES, O QUE NOS RESTA É AMAR OS NOSSOS SEMELHANTES E NOS UNIRMOS A ELES… E VCS ESTÃO AÍ DEGLADIANDO PARA DESCOBRIR QUEM ESTA CORRETO…

    APENAS ME SINTA, E VCS SERÃO UMA SÓ CORPO…

    AMO VCS…

  • Marcus publicado em 23 agosto, 2010, 13:35

    Sim, tens razão num ponto: A Bíblia fora escrita por homens. Fato!

    Porém, a ler seus argumentos notei que assim como muitos protestantes, seus argumentos estão repletos de preconceito, desrespeito à pluralidade religiosa e com estereótipos defasados. Não estou criticando o espiritismo nem o protestantismo, mas ambos debatem com sangue na boca, com uma raiva desmedida, muitas vezes com finalidade de “converter” ou “desmacarar” o outro.
    Numa sociedade complexa onde prevalece a livre expressão religiosa, esse discurso só vem aumentar a falta de compreensão e segmentação da sociedade, o que aumentam não as diferenças, mas a intolerância às mesma.
    Creio, enquanto historiador, que tanto a Bíblia quanto O Livro dos Espíritos foram escritos por homens inspirados em “fenômenos metafísicos” que somente pessoas que não procuram entender a conjuntura de outras crenças não conseguem perceber tal semelhança.
    Temos que ter cuidado nesta questão. Sei que alguns protestantes são intolerantes ao achar que a verdade lhes pertencem, mas toda religião tem a sua verdade. Eles pecam ao querer propagar de forma autoriária e irredutível esta verdade.
    Enquanto alguns espíritas os condenam por isso, ao declarar que os protestantes não são dotados do mesmo esclarecimento e inteligência que eles, possuem a mesma arrogância.
    Portanto devemos estar atentos, pois podemos estar cometendo erros e pensando de forma semelhante, porém por razões distintas.

  • Leonardo publicado em 23 janeiro, 2012, 16:26

    Parabens pelo excelente artigo. Acho que DEUS lhe deu uma ajuda.

  • Juliana publicado em 3 fevereiro, 2012, 18:05

    Sensacional!

  • Alexandre José de Paula publicado em 20 junho, 2012, 11:30

    Nasci em família católica e me tornei evangélico por seis anos frequentei igrejas evangélicas mais a igreja Batista renovada. Hoje graças a Deus não sou mais evangélico, a arrogãncia evangélica e notória, se parecem muito com os Fariseus que faziam oposição a Jesus, e usavam as escrituras contra Jesus. O artigo é ótimo. A Bíblia é perfeita se bem entendida, é sagrada se lida em espirito e em verdade. O problema é com os homens que a Lêem e dela fazem comércio.

  • Vanda Maria Novicki Carvalho publicado em 12 janeiro, 2014, 13:27

    Explicação mais que perfeita, só falta de interpretação mesmo, cada religião interpreta a sua maneira como melhor o convém.
    Esperamos novos esclarecimentos como este, maravilhoso. Obrigada.

Deixe um Comentário sobre esse Artigo

Não fazemos psicografias!
Se você pretende deixar um comentário para pedir psicografias, infelizmente não poderemos atendê-lo nesse sentido. Se você deseja obter informações sobre esse tipo de atividade, acesse esse link para visitar outro site que pode lhe auxiliar neste sentido.

Copyright © 2014 Centro Espírita Batuíra Sorocaba. Todos os direitos reservados.