Fale Conosco: (15) - 3227.7382 - André ou Edna

Ao Jovem

sorriso-jovem-250208A juventude é o momento do auto-conhecimento, inicio de uma grande mudança íntima, pois começa o despertar para a grande responsabilidade futura.

Momentos de grandes conflitos, dúvidas do porvir, e por isso muitas vezes os jovens se rebelam contra o que não sabem explicar. Alguns mesmo com grande estrutura moral familiar, se desviam do caminho que lhes trará grandes alegrias futuras, entrando assim na ilusão dos ganhos fáceis ou no gozo de prazeres nada dignos.

Nesse momento de tantos conflitos e dúvidas, o jovem deve se ligar ao que realmente irá lhe trazer serenidade. Aqueles que não tiveram a possibilidade de participar da evangelização infantil encontram na mocidade o auxilio procurado, conhecerão pessoas da mesma idade que passam pelos mesmos problemas, mas que buscam luz em vez das trevas.

Grande campo de maturidade espiritual no estudo da doutrina espírita os jovens encontrarão, entenderão os seus conflitos e a diferença de pensamento deles para como os adultos.

O jovem, como todos nós, busca a sua completude intima, busca algo que o satisfaz e lhe traz prazer, mas esquece que só alcançará esse objetivo no caminho do “ser” e não no caminho de “ter”, prazeres, poder e bens materiais, que na verdade só deixam um grande vazio interior.

As realizações profissionais virão com o tempo, após o trabalho árduo do estudo e do aprimoramento pessoal, mas será que depois de alcançar esse objetivo eu posso menosprezar aquele que não almejou a sua busca ? Será que a minha conquista não foi alcançada por auxilio divino através do mérito do esforço empenhado ? Se eu alcancei esse objetivo, devo eu virar as costas para o meu irmão e deixa-lo a própria sorte ?

Colocando-se no lugar do próximo reavaliaremos a nossa conduta e trabalharemos para melhor conduzir as nossas atitudes, dessa forma os sentimentos serão outros, os conflitos deixarão de existir, pois serão substituídos pelo sentimento da caridade.

Jovens, busque substituir os conflitos, as dúvidas pelo bem servir, pela atitude de auxiliar sempre. Não espere facilidades ou recompensas, mas sim a alegria que sentiras das luzes sublimes que desceras do céus até ti.

Nada passa desapercebido pelo Pai, e aquele que aceitar o sofrimento em nome do Seu desígnio encontrará muita luz e alegria no verdadeiro lar.

Para que possamos entender a palavra sofrimento, devemos pensar da seguinte forma:

Achamos que o prazer não alcançado, a roupa não comprada, a viagem não realizada, o carro que não conquistamos são sofrimentos, mas na verdade são frutos do nosso egoísmo.

Os sofrimentos verdadeiros que nos levam a renuncia, ao entendimento das leis do Pai, são as doenças incuráveis, um filho querido envolvido na ilusão das drogas, um pai de família desempregado envolvido nos problemas do alcoolismo.

Todos esses sofrimentos devem ser superados através do amor,  são reparações dos erros cometidos em outras vidas, mas que vem vividos serão luzes na senda divina do Reino dos Céus.

Pensemos em nossas atitudes e conquistemos a alegria de viver na caridade sublime que Jesus nos ensinou.




Assuntos Relacionados

Sobre o Autor

Hugo Rebello

já publicou 16 artigos em nosso site.

Hugo Rebello é Educador Infantil e Médium. Atualmente trabalha como Coordenador da Mocidade Espírita e Médium no Núcleo Assistêncial Espírita Paz e Amor. Contato: 11 - 9688-8110

6 Comments em “Ao Jovem”

  • NEAJ-Núcleo Espírita de Educação e Apoio a Juventude publicado em 20 julho, 2009, 8:00

    Um dos nossos projeto chama-se Semeare e pode nos visitar atraves do orkut; Temos disponivel alguns encartes que procuram ajudar o monitor ou educador espiríta no trabalho com os jovens. Os interessados podem mandar seus emails para neaj.pedagogica@gmail.com que encaminhamos o material e junto pedimos que nos contem o trabalho que desenvolvem com os jovens. abraços fraternais

  • Isabel publicado em 7 março, 2010, 15:46

    Achei muito interessante para passar para os jovens, porque eles têm muitas duvidas a respeito de tudo, do porque frequentar a evangelização.

  • lau publicado em 18 novembro, 2010, 17:10

    minha filha tem 16 anos. gostaria de sugestão de leitura para ela que é iniciante na doutrina espírita.

    obrigada, gostei muito do texto.

    Lau

  • Hugo Rebello
    Hugo publicado em 25 novembro, 2010, 12:45

    Boa tarde Lau,

    Livros interessantes para essa idade são:
    - Não Pise na Bola – Richard Simonetti
    - Violetas na Janela – Psicografia de Vera Lucia Marinzeck de Carvalho

    Abs.,
    Hugo

  • AMELIA SAMPAIO publicado em 12 fevereiro, 2011, 9:35

    OLA! HUGO,BOM DIA! Considero muito valiosa as reflexões feitas no texto não apenas para os jovens,mas para todos que já passamos por essa fase.Obervei que tens uma experiencia com essa faixa etária,gostria de saber se poderia dar sugestões para iniciar um projeto semelhante, no grupo espiríta ao qual participo -geal-Cascavel.Estou muito angustiada com essa missão.OBRIGADA.

  • thaina publicado em 3 setembro, 2011, 23:19

    po me ajuda ai nao sei mas oque ta acontecendo comigo to ficando maluca…. =/

Deixe um Comentário sobre esse Artigo

Não fazemos psicografias!
Se você pretende deixar um comentário para pedir psicografias, infelizmente não poderemos atendê-lo nesse sentido. Se você deseja obter informações sobre esse tipo de atividade, acesse esse link para visitar outro site que pode lhe auxiliar neste sentido.

Copyright © 2014 Centro Espírita Batuíra Sorocaba. Todos os direitos reservados.